sábado, 31 de outubro de 2009

O desbravador....

Posted by Picasa

SHABBATH COM CELSO

          Shabbath, para os judeus e meus convivas adventistas. Nas Sagradas Escrituras, o dia em que o SENHOR D´US, “descansou” após ter criado aquilo que conhecemos como TUDO.
          Para bom entendedor, “meia palavra” basta. Estou falando sobre o sábado, dia esse que é debatido pela cristandade “reformada”, se devem guardar ou não, os porquês e o que mais em questão, você, caro leitor puder inventar em sua mente fértil. Para os irmãos de Roma, o sábado cultual passou a ser no domingo, um "salve" para o mano, Imperador Constantino que implementou essa.
          Destaco para você, ilustre amigo, que se dispõe em ler, o meu “burn it all”(sendo educado em não citar palavrões que seriam apropriados aqui), para as discussões nesse sentido. Respeito quem guarda, bem como quem não o faz.
          Esse pequeno texto, tem o objetivo de trazer algum entendimento, ou lição tirada de algo que eu possa ter feito ou deixado de fazer.



                                                                       NON SENSE



          No sábado último, tive o prazer de sair para desfrutar de momentos agradáveis ao lado de um santo amigo, o nobre e angelical Celso Franco (conheça no meu orkut). E o que fizemos ???


                                          NENHUMA ATIVIDADE SERVIL FAREIS


          Uma ida ao Armindão, tomar Coca-Cola 1lt, na garrafa de vidro, copo americano, com torresmo do Expedito. Na segunda parte, cascão da Sergel. Uma tarde inteira de bate-papo, comendo besteira, e celebração da amizade, mesmo sem saber.
           Em meio a tudo, tive o pensamento pagão: “Existe vida além dos ensaios para o culto.”
          Antes, eu era vinculado a tudo isso, regras, horários, cultos e etc. Tudo pensando que somente assim agradaria a Elohim. Por favor, não imagine que estou minimizando quem ensaia, toca, canta, dança, limpa ou qualquer outra coisa dentro da Igreja. Pelo contrário, tento ser como Paulo, o apóstolo, crendo que se estas pessoas fazem isso para DEUS, amém. Se o deixam de fazer e também o fazem para DEUS, amém.


                                                               TOLERÂNCIA


           Moral........................................não tem moral. Faça o que entende dever ser feito, ou não. De preferência, lembre-se do teu Criador nos dias da tua mocidade (Ec.) e não estou chamando de “moço” apenas os de faixa etária baixa, mas sim todos que se permitem uma reciclagem e aprender durante o curso da vida.

         Seja amigo, como Celso foi e é meu amigo. Agradeço a este companheiro, pela descontração de sempre, que me serve de “balsamo” para os dias difíceis e chatos de uma semana inteira.



          Efusivos abraços. RTC1

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

10 coisas que eu odeio em você, Igreja...

Li essa semana uma slogan bastante interessante que revela o quanto a igreja esta em baixa nos últimos tempos: ODEIO A IGREJA, NÃO JESUS!

A lista abaixo relacionada é direcionada à igreja institucional, à igreja-empresarial, ao clube de entretenimento, assim falsificada e vendida ao poder temporal. Não me refiro absolutamente à igreja verdadeira, ao remanescente fiel que muitas vezes está contido nessa igreja caricata dos nossos dias.
Compartilho aqui o sentimento de inconformação de Davi quando disse a Deus: Não aborreço eu, Senhor, os que te aborrecem? E não abomino os que se levantam contra Ti? Aborreço-os com ódio consumado, para mim são inimigos de fato.

O que eu odeio em ti, igreja dos nossos tempos?


1. A TUA PRETENSÃO OSTENSIVA de tu te veres superior a tudo e a todos, e com esse orgulho besta, deixas de ser reconhecida como voz de Deus e agência do Reino no mundo. Ao contrário, deverias te afastar pra bem longe dessa vaidade luciferiana e cair em si, voltando a servir humildemente ao mundo ao qual foste enviada.

2. QUANDO INFLEXÍVEL, IMPÕES O DETESTÁVEL LEGALISMO COMO FORMA DE CAMINHADA CRISTÃ com regras insuportáveis que mantém teus membros eternamente cativos a infantilidade na fé, ao invés de conduzi-los à maturidade cristã que alcança a essencial liberdade consciente e anda maduramente nas pegadas de Jesus de Nazaré.

3. A TUA CEGUEIRA REDUCIONISTA que não discerne claramente o Reino além de tuas limitadas fronteiras, expandindo a visão para ver e aceitar outras formas de expressão, de serviço cristão, de culto e de obras que também glorificam a Deus e contribuem para a expansão do Reino na terra.

4. A TUA FORMA DE JULGAR SUMARIAMENTE as pessoas, se são merecedoras do céu ou do inferno, como se coubesse a ti essa prerrogativa divina de seleção. Deveria tu saber que essa é uma ação exclusiva de Deus.

5. A TUA DISCIPLINA CORRETIVA que sempre exclui e joga fora todo aquele que desgraçadamente tropeça por algum motivo, levando invariavelmente o “disciplinado” ao abandono, e ferido, a morrer a míngua.

6. A TUA FORMA ANTIBÍBLICA DE EVANGELIZAR, definindo prazo de mudança para as pessoas ”aceitarem Jesus”, exigindo uma conversão urgente e superficial baseada na adequação compulsória às regras de teus usos e costumes, e não na radical soberana transformação do Espírito Santo, de dentro para fora, e no livre tempo de Deus.

7. A TUA VISÃO MISSIONÁRIA/ EVANGELÍSTICA DISTORCIDA que em nome do “ide” retira as pessoas de suas áreas de convivência na sociedade onde exerciam posições estratégicas para alcançar seus semelhantes, para mantê-los circunscritos à área do templo, transformando-os em pessoas inativas ou em obreiros alienados que desconhecem o que se passa no mundo que os rodeiam.

8. O TEU ABUSO DE PODER arrastando milhares de PESSOAS SINCERAS, frágeis, crédulas, simplórias, despreparadas e desavisadas à exaustão, ao esgotamento, ao sofrimento, à decepção, e a se sentirem absolutamente usurpadas física, emocional, material e espiritualmente. Essas pobres vítimas do teu poder abusivo se tornam amargas e refratárias para o Evangelho para sempre, fechadas para qualquer possibilidade de pensarem em Deus ou em coisas relacionadas a ti.

9. A FORMA IMORAL COM QUE TEUS LÍDERES LIDAM COM AS FINANÇAS, manipulando o dinheiro que entra em teus cofres de forma irresponsável, desonesta, revelando que são subjugados pelo deus Mamon. Reproduzes pastores que amam posição, poder, e o dinheiro, tornando-os cheios de avareza e de ganância. ISSO TEM CAUSADO GRANDES ESCÂNDALOS E DANOS IRREVERSÍVEIS PARA O EVANGELHO, E TU ÉS DIRETAMENTE RESPONSÁVEL POR ISSO!

10. E por último, odeio quando MENTES, ASSEVARANDO QUE FORA DE TI, AS PESSOAS NÃO PODEM SOBREVIVER. Saiba que existem milhões de pessoas que nunca adentraram em teus átrios e mesmo assim oram, têm temor, discernimento, maturidade, ética, moral e dignidade, muitas vezes, mais apurados que teus pobres membros pretensiosos.

Sobretudo, há uma forma difícil, dolorida, mas possível, que pode mudar radicalmente esse quadro sombrio: TENS QUE PASSAR PELO PORTAL DO ARREPENDIMENTO. Como diria Jesus, Lembra-te de onde caíste e arrepende-te...

A seguir, 10 coisas que amo em você, Igreja.

Manoel, no blog, Manoel dC

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Porque o que dava certo antes, não dá certo hoje em dia ???


                 Diariamente, em meu horário de trabalho, mais especificamente durante o tempo que sou levado para um dos locais, tenho prazer de ter uma saudável conversa de assuntos referentes a fé e a Igreja. Tudo é conversado, desde escândalos, bênçãos, baboseira de púlpito, “aquilo que rola na internet” e entre outros.

                Meu amigo, Seo Alexandre (carinhosamente), me dá a honra dessas conversas, uma pessoa comum, muito sábia, cheia de fé, sinceridade e tolerância (pois, para agüentar falar comigo, tem que ter muita tolerância).  

                  Dentre os nossos muitos assuntos, ele citou o sempre contestado por certos “magos da prosperidade”, Pr. Ricardo Gondim, que em um programa de rádio, estava falando sobre as técnicas das Igrejas evangélicas/protestantes no passado, para propagar a mensagem de Cristo, e também conseguir as conversões.


Como exemplo, tínhamos:


-              Pregações inflamadas em praças públicas (muitos se reuniam para ouvir, e alguns se convertiam mesmo);

-          Uma caixa de som, um microfone, hinário e um pregador, nas rodoviárias. Muitos foram tocados pela mensagem do evangelho dessa maneira;

-              Teatros nas praças, músicas, carros de som (isso de certa forma é recente, mas já está ultrapassado).

               Nos tempos atuais, quem tem o mínimo de sensibilidade e discernimento, pode perceber, que “impactos” assim (esqueci de mencionar as “CRUZADAS EVANGELÍSTICAS/DE PODER/DO SOBRENATURAL” e etc), acabam por ser motivos de chacotas, desprezo, zombaria. Sua eficácia é quase sempre nula, insignificante, quando não, para não se perder o momento e a glória, simulam-se milagres, maravilhas, curas (na maioria caroços, dores no corpo, formigamento).


MAS PORQUE ISSO?

SERÁ UM LEVANTE DO ENEMIGO?
 
                    A última pergunta babaca, foi para “gospelizar”. Concordando com muitos daqueles que atualmente são chamados hereges, em razão de opor-se a essa linha mística-aproveitadora, que se implantou na Igreja brasileira, penso que o fracasso de todas essas obras é fruto de toda uma falácia inútil por parte de pregadores maliciosos, mais o fato de o povo brasileiro estar calejado de promessas políticas, roubalheiras e enganos.
  
                 Nossa Igreja (e quando falo dela, me coloco como responsável, por faço parte e minha obrigação é lutar por melhorias), como a política brasileira, está envolvida com pilantrices da pior espécie, desde desvios das verbas arrecadadas em nome de deus, até abusos sexuais de crianças.

       Dólares dentro das Bíblias, ameaças de bastidores munidas de leões-de-chácara-gospel, preconceitos (raciais, sociais, homofobias). Não sendo o bastante, ainda podemos relembrar, daqueles “irmãos”, que acabaram por se embrenhar no hall santo da política, prometendo serem a solução para este país tão molestado pelos “satanistas opositores” da Igreja.
 
 Resumo, as pessoas deixam de conhecer o amor de Deus, porque o Amor em si não é propagado. O Brasil (só posso dizer dele), já não suporta falação, seja ela política ou religiosa, ninguém suporta você que fica arrotando Bíblia e condenação.

         Falta em nosso contexto, a presença do Espírito do Cristo. Paulo Brabo fala em seu livreto (que eu li em PDF, www.baciadasalmas.com ), que nós temos Jesus Cristo como mentor/mestre/messias, mas isso no catecismo, porém na hora de externar a tal da fé, nos mostramos como discípulos de João Batista, nos isolando em nossos desertos, mosteiros e etc.
 
As pessoas de meu país nunca vão abraçar a idéia de um pregador, que não tem a humildade de abraçar o irmão que está cheirando mal, muito menos que se recusa a ir comprar o desodorante que o cara está precisando.

Para terminar, novamente cito o que li de São Brabo: “O ensino de Jesus Cristo, só é atual em nosso tempo, porque nunca fora praticado”.

Chega, baccio.
   
ps: sou o craque da formatação...