quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Seeing how the Father works

                                                Rozao susto

 

Mais uma vez e parece brincadeira, terei que usar como personagem C/C culpado C/C inspiração, ele:

SEO ORESTES,  o destemido

Em uma data, dentro deste calendário em que apelidamos como a Era Cristã, tive o prazer de ir ao atual serviço daquele a quem chamo, pai.

Almoçamos juntos (as custas dele…) e após isso, o Pai resolveu me mostrar seu ambiente de trabalho.

PAPAI LECIONA SOBRE MECÂNICA DE MOTORES A DIESEL, DE UMA EMPRESA CONHECIDA MUNDIALMENTE, A QUAL NÃO CITAREI, POIS NÃO DEPOSITOU EM MINHA CONTA BANCÁRIA A IMPORTÂNCIA NECESSÁRIA PARA UMA DIVULGAÇÃO DIGNA

Durante o passeio, conheci tipos de motores, que um adepto das ciências sociais, conseguiria sequer abrir o capô aonde estaria instalado. Motor, pequeno, médio e grande. Sofisticados, complicados, mas nada que meu pai não tirasse de letra e olhos fechados.

Ligou um dos motores de teste e eu devo ter fingido entender alguma coisa…

SE ALGUM AMIGO LEITOR FOR PADRE, QUE ENTENDA O FATO DE TER DECLARADO MEU FINGIMENTO, COMO UMA CONFISSÃO. GRATO PELA COMPREENSÃO

Depois, me levou para conhecer as ferramentas de trabalho, tudo aquilo que utiliza para melhor executar seu trabalho, bem como passar melhor o seu conhecimento para os alunos.

Pude notar o entusiasmo e a paixão com que me explicava, bem como a segurança de cada explicação. Isso me trouxe uma porção de orgulho, bem como me lembrei da relação de Jesus com seu Pai.

TUDO O QUE JESUS FAZIA, ERA BASEADO(sem dupla interpretação) NAQUILO QUE VIU O PAI FAZER…

O que eu observo daquilo que conheço da figura de Jesus?

Que Ele é o extremo humanamente falando, que se pode entender de AMOR. Amou muito, sem perder tempo com coisas ínfimas.

VAMOS ENTENDER COMO “ coisas ínfimas”, AQUILO QUE SEMPRE DISCUTIMOS EM QUAISQUER CÍRCULOS, RELIGIOSOS, POLÍTICOS e…

E o que posso dizer do Pai de Jesus?

HORA DE INVOCAR A LIBERDADE POÉTICA DE REPETIR INÍCIOS DE FRASES

Que Ele é Puro Amor, que possui os mais extremos e nobres sentimentos.

Que não é o responsável pelas mortes causadas em tsunamis e terremotos.

Que não amaldiçoa “aqueles que não fazem a tal da Sua vontade”, desferindo raios e trovões até a 12ª geração deles.

Que senta ao lado da mãe que perdeu seu filho, usuário de drogas, morto por estar devendo e ter roubado na comunidade. Ao invés de pesar na consciência da bendita Sra., dizendo que ela falhou na sua educação.

Que continua não habitando em TEMPLOS luxuosos C/C suntuosos, feitos por mãos humanas.

Que ainda prefere habitar em seres de carne, osso e falhas.

Que nem está ligando sobre o fato de “defendermos” ou nao Seu santo e impronunciável Nome.

Que ama, respeita, cuida, chora, sorri, “entristece”, alegra, sofre, alívia-se, preocupa, acalma e qualquer outro trem que você lembre, na vida de todos os Seus filhos.

Mesmo aqueles que as vezes não consideramos como sendo tal…

Que provavelmente, se fosse humano, estaria processando PAT ROBERTSON e ganharia um bom dinheiro desse Zé aí.

Creio que seja só isso. Investiga e experimenta por si só.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Trabalhar nas férias…

 

Digamos que hoje, resolvi, em um surto de loucura, trabalhar, estando em férias…

 

Pior que é legal, ainda mais quando você decide fazer algo que ACHA gostar.

 

Até estava com algumas reflexões, mas…

 

SEMPRE TEM UM MALDITO: MAS

 

“É que me escapuliu.”  Roberto Bolaños (El Chavo).

Saúde e paz, o resto……….sei lá do resto.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Ненавідзець Hate

ODIANDO ODIAR


Sinceridade? Um dia desses peço ajuda para arrumar melhores títulos. Hoje não.

Em um raro momento de reflexão relâmpago, consegui ter a certeza que ainda me pareço com qualquer coisa pouco menor que um ditador fascista. Estava a pensar a respeito da intolerância, em todos os níveis e sentidos.

AQUI COMEÇAM AQUELES

SUB-TITULOS SEM SENTIDO

Repentinamente, como uma nota mental, pude produzir a seguinte nota mental (destituída do tratado poético fantasioso me dei de presente):



“ODEIO A INTOLERANCIA E


AQUELES QUE SÃO INTOLERANTES”



Tens a noção daquilo que maquinei?
Bem como a possibilidade de genocídios/mortes/perseguições a que estive exposto?
Tudo por causa da presença de uma pequena e poderosa palavra: ODIO!!!
Guerras foram iniciadas por causa dela.



GENTILEZA: INTERPRETE A FRASE ANTERIOR DE


MANEIRA BEM AMPLA E VARIADA...



Um raciocínio me veio à mente depois dessa constatação. Lembrei-me de como fora descrito acerca das andanças de Jesus, de como Ele acabou por agrupar pessoas diversas em seu grupo de apóstolos™(Official by YHWH). Dentre essas pessoas, uma figura me veio a memória: “Simão, chamado Zelote”(Lucas 6:15 final).

Só para nos fixar conhecimento, os Zelotes, eram como que um partido político judeu, que existia no tempo da dominação romana em Israel. Contemporâneos de Jesus, eles não toleravam aquela situação, agindo muitas vezes de maneira violenta para tentar se verem livres desse cativeiro.


EM MIUDOS:


JESUS TOLEROU O INTOLERANTE


Não contente, pois poderia utilizar daquela velha premissa gospel-evangelica-secular (“não tenho nada contra aquela pessoa, não concordo com ela, sabe, mas não quero nem preciso ser amiga dela...” Autores Desconhecidos) , mas resolveu atrair o tal ativista político (Petista Israelita???) para perto de si.

Ainda insatisfeito, nomeou-o como apostolo™, e disse que esse haveria de julgar as 12 tribos de Israel. Chamou-o de amigo e melhor...

TOLEROU RESPEITAVELMENTE A MANEIRA
INTOLERANTE DESSE HOMEM PENSAR


Conivente?

Poderíamos nos perguntar. Eu diria que não, apenas permite que o agora amigo aprenda por suas próprias reflexões, não o expondo a inúmeros constrangimentos em discursos públicos.



BOM



Confesso a vocês, meus graduados e respeitados amigos leitores desta hospedaria de idéias, que Jesus está cada vez mais me esvaziando dos argumentos justiceiros que tento possuir e defender.

Acho que um dia eles acabam.

Pior, nem posso me esconder da velha desculpa pseudo-religiosa:


“É, MAS JESUS ERA JESUS,
NÃO PODEMOS NOS COMPARAR A ELE”


Tonto...

“Digo-lhes a verdade: Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai.”(João 4:12)

domingo, 3 de janeiro de 2010

Walking among the gODS










CAMINHANDO ENTRE OS dEUSES



Eras e existências anteriores de um futuro distante e incerto, esta decaída criatura teve o PRAZER C/C DESPRAZER (você já sabe o que é né ???) de passar por uma experiência um tanto quanto estranha, principalmente para alguém que diz professar ser cristão e essa “coisarada” toda sem aquela devida importância.


DESCOBRI QUE EXISTEM dEUSES


CAMINHANDO ENTRE NÓS !!!


No meio de uma conversa com uma pessoa, fiz uma proposta: “Bixo, que tal nos juntarmos àqueles santos amigos que confraternizam em um cenáculo quaisquer de nossa cidade”.
Tradução: CHURRASCO DA GALERA.

Como resposta, recebi uma sentença que abriu minha “pequena cabeça”. Elementar dizer que ao transcrevê-la, utilizo o sistema da realidade poeticamente alterada, nela, pessoas podem se transformar em dragões falantes, e dragões continuam sendo eles mesmos (pra que estragar né?).

“Pobre mortal, és mesmo digno de todas os tormentos impostos por Hades, te digo que não devemos estar próximos a esses parias que celebram por nada e ninguém. Negam-se a prestar plenas homenagens aos deuses, reclamam de sua benevolência e miZÉricórdia. Malditos aqueles que fazem isso, pensam ser dignos de pensar...”

Saindo da fantasia que eu tentei te colocar, passarei a ser direto na reflexão.

Espero que você tenha se atrevido a perguntar: “Impuro, o que te levou a pensar de maneira semelhante a um grego pagão?”.


SABE...


É estranho como acabamos tentando nos colocar sendo acima de nossos semelhantes. Tive que me remeter aos deuses, por conhecer um pouco de suas estórias e gostar principalmente da mitologia grega, que pude ter a oportunidade de conhecer na infância, inclusive acrescido do tempo em que assistia CAVALEIROS DO ZODIACO (Saint Seiya), na extinta Rede Manchete.

Os deuses gregos, naquilo que pude entender, alcançaram esse posto, devido a certos méritos e poderes que tinham. Eles mesmos são seres criados, por outros seres denominados Titãs. Esses se apaixonaram por mulheres humanas e tiveram filhos com elas, daí advém os deuses (Zeus, Hades e Cia.).

Os deuses (tenta lembrar da série escrota Hercules, que passava no SBT), por serem bons, belos, santos e portadores de um sem número de infinitas qualidades, acabaram por se isolar no Olimpo, a morada dos deuses. Tornando-se assim distantes dos homens mortais, sujos e fracos.

Esses mesmos deuses acabavam por tentar fazer de pobre humanidade, seus brinquedinhos, instrumentos para verem progadas suas vontades mesquinhas ou mesmo por mera vaidade, gostavam de se degladiar com outros deuses para competirem entre si. Claro, que com isso, contavam com seus peões crédulos e fiéis, prontos para fazerem parte de seus jogos e claro receberem certas RECOMPENSAS.


ELEMENTAR DIZER...


.......que eu tive de utilizar de uma certa malícia ao escrever e voltar a refletir (valeu Patthy...), haja vista que essas coisas  certamente acontecem nos dias de hoje.

Só tenho autoridade para falar daquilo que conheço, frequento e gosto, tudo isso ao mesmo tempo. E anos de observação e profunda reflexão, anelada as dores que isso já me trouxe.

Àquela, que originalmente foi concebida para ser a continuação dos trabalhos do Filho, resolveu copiar o Olimpo. O deuses já não são imortais, já não descendem de titã nenhum, seus raios não são aqueles que caem das chuvas, mas sim as palavras e pregações tendenciosas, dirigidas para quem se quer controlar, no mínimo fazer imperar sua vontade.

E cada deus, possui sua verdade, Zeus ordena que seja "AZUL"; Hera manda que seja "verde" e assim por diante.

E os servos, que vivem como miseráveis (seja física e espiritualmente) insistem em concordar com suas decisões, claro, buscando galgar posições, benefícios. Alimentando assim o seu vasto egoísmo.


dEUSES ESTÚPIDOS


Mal desconfiam que esses mesmos vassalos, serão aqueles que no momento em que fraquejarem, receberão uma apunhalada pelas costas.

 Em nada imaginam, que esses mesmos "bobos de sua corte", se assemelham a leões que procuram uma presa para tragar, um cervo que venha a enfraquecer, será um prato apetitoso em sua boca.


dEUSES estúpidos, não conhecem aqueles que são piores que os mais ardilosos demônios (um dia viajamos juntos sobre esse conceito).




Mas, graças tenho que dar, pela existência daqueles semelhantes a Prometeu (que na mitologia, roubou o FOGO que pertencia aos deuses e entregou-o aos homens...

"Encobre o teu Céu ó Zeus
com nebuloso véu e,
semelhante ao jovem que gosta
de recolher cardos
retira-te para os altos do carvalho ereto
Mas deixa que eu desfrute a Terra,
que é minha, tanto quanto esta cabana
que habito e que não é obra tua
e também minha lareira que,
quando arde, sua labareda me doura.
Tu me invejas!
(...)
Eu honrar a ti? Por quê?
Livraste a carga do abatido?
Enxugaste por acaso a lágrima do triste?
(...)
Por acaso imaginaste, num delírio,
que eu iria odiar a vida e retirar-me para o ermo
por alguns dos meus sonhos se haverem
frustrado?
Pois não: aqui me tens
e homens farei segundo minha própria imagem:
homens que logo serão meus iguais
que irão padecer e chorar, gozar e sofrer
e, mesmo que sejam parias,
não se renderão a ti como eu fiz" 

Goethe




PERCEBA O PERIGO !


Quando deixamos de respeitar nossas diferenças, principalmente quando elas nascem nos meios ditos “espirituais/religiosos”, tratamos de nos transformar em pequenos dEUSES. Deixamos de nos aquecer com as mazelas alheias, de preocupar com aquilo que o outro possa ou não estar sentindo e porque.

Ligamos o “botão” da indiferença, nos apegamos àqueles que como nós, passam a não respeitar as diferentes opiniões e fraquezas, formamos Olimpos e dali do ALTO, desferimos raios implacáveis contra os pobres humanos reclamões, embriagados com vinho doce e barato que utilizam para amenizar a dor que habita seus corações.


E O FILHO DA VIRGEM?


Em algum lugar da Eternidade, Àquele cujo nome é impronunciável, resolveu se fazer PODEROSAMENTE FRACO (maravilhosamente entendido e propagado pelo ED RENE). E através de sua personificação humana, se misturou entre os pobres e pecadores.

Participou de festas, bebeu vinho com eles, até participou no estilo "festinha americana", de um casamento aonde fez a gentileza de "trazer" um pouquinho de maneira miraculosa para esses se alegrarem. (sem cobrar nada por isso).

Chorou as suas mortes, sofreu com elas. Deu atenção a gente fedida e cheirosa; negra e branca; rica e pobre. Todos os paralelos e opostos que podemos imaginar, foi e é alvo de sua atenção, carinho e paciência.

Em nada deixou de ser DIVINO, e usando do meu direito poético de errar, repetindo o inicio da frase, no seguimento dela; em nada deixou de ser HUMANO.

Nunca temeu perder o seu posto, alías, escolheu andar como plebeu, ser reconhecido como "malaco, nóia, rebelde, punk, feio, pobre, gay (espero que REALMENTE COMPREENDA o fato de eu ter contextualizado ao nosso tempo, àqueles estereotipos que em nossa sociedade JUSTA E AMÁVEL, acabam por serem marginalizados... senão estou lascado).

ps: Ele não se deixou influenciar por aquilo que diziam ou pensavam Dele, pois não tinha problemas de auto-aceitação, sabia quem era e o que tinha a fazer. (conseguimos pensar nisso?)



E O QUE NOS FAZ PENSAR QUE


PODEMOS SER DIFERENTES DELE?



Na boa, e respeitosamente, penso que nada nos impedirá. Mas o apelo e grito de Sua Obra que ecoa por todo o universo, gentilmente pedem: “Pense melhor”.


E DAÍ´s


E daí, que o seu coleguinha de banco reclama da Comunidade aonde vocês congregam (você não sabe o quão iludido C/C enganado ele foi, bem como a dor de uma possível auto-ilusão);

E daí, que grupos de pessoas se reúnem para falar mal das coisas (igrejas se enquadram nisso), meu lado onisciente C/C freudiano entende que elas são as mais preocupadas em melhorar onde estão. Só que erram em não entender que a melhoria tem que brotar dentro deles, e como um vírus, contaminar tudo ao seu redor;

E daí...

E daí?

E daí!!!

sábado, 2 de janeiro de 2010

Adeus...

Ano Velho e Feliz Ano Novo...

Bla Bla Bla etc´s e tal.

Sempre bom sentir essa dose de esperança coletiva.

ps: que não seja depositada sobre o cartão de crédito e os parcelamentos daqueles "saldões" incríveis !!!