sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Sucupira´s People!!! - Discurso…Discurso…Discurso… (parte 2)

 

 

Oi pessoas/seres/criaturas/zumbis que apreciam isso que tento chamar de blog. Estou postando o mesmo texto que havia feito dias atrás.

Graças a já muito querida Ana Cristina Galo Gontijo fui avisado que estava UMA MERDA ler o texto. Obrigado pelo aviso.

Informo novamente que este discurso foi criado para ser usado em uma conversa junto a uma galera adolescente da Escola Dep. Eduardo Barnabé, a convite da amiga Regina Flora.

Sem mais, desculpa qualquer coisa.

 

ps: em tempo, a Ana é uma  fofa, e não falou diretamente a expressão MERDA, eu que dramatizei para dar força ao relato.

 

 

 

Ética, Maioridade/Responsabilidade e Resistência

 

Ética, em uma das milhares definições existentes, entendo que poderia ser pensada assim:

“Ética é o nome geralmente dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra "ética" é derivada do grego ἠθικός, e significa aquilo que pertence ao ἦθος, ao caráter.

Diferencia-se da moral, pois, enquanto esta se fundamenta na obediência a costumes e hábitos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar as ações morais exclusivamente pela razão.

Na filosofia clássica, a ética não se resumia à moral (entendida como "costume", ou "hábito", do latim mos, mores), mas buscava a fundamentação teórica para encontrar o melhor modo de viver e conviver, isto é, a busca do melhor estilo de vida, tanto na vida privada quanto em público.”

 

Claro que acho isso um “bla bla bla” sem tamanho, então gostaria de brincarmos com o pensamento de vocês e amarrar Ética, Responsabilidade e Resistência, aproveitando assim a sua juventude e força de jovem.

Três pessoas muito me inspiram e tento basear minhas atitudes no exemplo deles (claro que sem o devido sucesso): Jesus Cristo, Mahatma Gandhi e o Sr. Martin Luther King Jr.

Este último em especial, para quem não conhece, era um Reverendo norte-americano negro, vencedor de um Nobel da Paz, ativista da campanha de NÃO-VIOLÊNCIA e AMOR AO PRÓXIMO no país dele. Apenas por curiosidade, os Estados Unidos em toda sua história, até meados do Século XX, tinha um regime DECLARADAMENTE segregacionista RACISTA, onde o negro e outras raças não eram considerados seres humanos completos.

 

Até aí você imagina o grande problema?

 

Mas não vou falar do símbolo que Martin Luther King Jr. representa, mas sim de uma Sra. chamada Rosa Louise McCauley, mais conhecida como ROSA PARKS (procura na Wikipedia).

Rosa Parks era uma costureira norte-americana, negra, casada e como todas as outras mulheres americanas negras, sem voz na sociedade, sem espaço. Até que um dia resolveu RESISTIR.

Era LEI, que qualquer pessoa negra cedesse seu lugar em ônibus coletivos, assim que uma pessoa de pele branca subisse no veículo. Tudo seguia normalmente (ruim), até o momento que ROSA PARKS disse não!!! RESISTIU aos olhares, RESISTIU à ordem do motorista e Resistiu a toda uma ética deturpada que existia em seu país.

Com uma atitude contrária, ela foi o estopim de uma revolução.

 

Onde quero chegar?

 

Vocês são jovens, bem mais jovens do que eu e seus professores, com um mundo inteiro de possibilidades, porém, vão crescer e serem apresentados a um mundo formado, com ideias estabelecidas e muitas delas não são boas. Maldades disfarçadas de ÉTICA, como no exemplo que dei dos Estados Unidos.

No Brasil, cogita-se a hipótese da redução da maioridade penal, ou seja, grosso modo, caso pessoas abaixo de 18 anos cometam algum delito, deixariam de serem amparadas pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e seriam punidos como adultos segundo a Lei Penal do país.

Quero chamar os srs. a responsabilidade para com vocês mesmos, para com seus pais, família, cidade, estado e país. O jovem pode ser forte, caso se apegue nisso e não se permita manipular por ninguém.

Nós não temos a força para deixar de seguir bons conselhos de nossos pais? Se eles pedem que não bebamos, bebemos. Pedem para não sair sem agasalho ou guarda-chuva, nós saímos, voltamos molhados e com frio, mas pomposos.

Que tal usar essa força para mudar a Ética que nos cerca? Vocês já devem ter escutado sobre o tal “Jeitinho Brasileiro”, que é a forma brasileira de levar vantagem em tudo, custe o que custar (merchandising).

Isso é certo? Ético? Creio que não, mas é um costume nosso que VOCÊS possuem a força de mudança.

 

Querem exemplo melhor e pior do que a nossa política?

 

Para finalizar, apelo para que os srs. sejam jovens, mas sejam responsáveis naquilo que fazem, até nas loucuras. A idade virá, o tempo irá passar, isso é inevitável, mas tomara que você deseje escrever um legado diferente da média das pessoas, uma história diferente, ainda que difícil, mas que seja contada em qualquer roda de pessoas, assim como hoje, resolvi falar de uma senhora que nunca vi, conheci ou passou por perto de mim.

Jesus Cristo é UM, mas mudou toda uma era. GANDHI era apenas UM, mas se você procurar saber sobre, conseguiu mudar todo o rumo de um grande país, abalou o mundo rico e o mundo pobre. MARTIN LUTHER KING JR. também era apenas UM, mas apegou-se nos exemplos desses dois anteriores e também correu atrás de mudar sua forma de pensar e incentivou àqueles que estavam ao seu redor, foi vitorioso.

 

E você, como quer ser conhecido?

 

personalidades-atores-brasil-paulo-gracindo-bem-amdo-irmas-cajazeiras

Nenhum comentário: