segunda-feira, 5 de abril de 2010

“MAIS PERTO QUERO ESTAR”

MAIS PERTO QUERO ESTAR
“Por gentileza, aonde fica a saída?”

Um dia desses, em uma era que você não imaginava ser um projeto de seus antepassados, essa história aconteceu.

“QUALQUER SEMELHANÇA É MERA COINCIDÊNCIA”



Era época de Páscoa, no entendimento da cristandade. Os judeus em sua linguagem hebraica, a chamam de Pessach.

SENDO CERTO QUE UMA COISA É UMA COISA
E OUTRA COISA É OUTRA COISA (narf !!!)

Nosso personagem anda pela rua, alegremente. Próximo a casa de seus pais, em uma cidadezinha distante do interior paulista. Se perguntássemos a ele, que dia era, nos responderia:
- Hoje é domingo, sem o pé de cachimbo...
Em sua época diriam ser o “Domingo da Ressurreição”, aonde a cristandade, supostamente, lembraria a volta do mundo dos mortos, daquele que deveria ser o patrono e fonte de sua fé.

DEVERIA...



Andando pelas ruas de seu vilarejo, nosso Principezinho (eis o nome do personagem) aguardava ansiosamente, mesmo se tratando de 10:30 da manhã, o suculento almoço que a sra. sua mãe, uma prendada neta portugueses/índios/escravos (tudo junto e desse jeito), de feições joviais e jovens...

NA DÚVIDA, DICIONÁRIO



Em sua caminhada, muito educado que é, saudava as pessoas com um cordial: “Feliz Páscoa ou Boa Páscoa”.
Recebendo em troca belíssimos sorrisos e votos de bênçãos diversas, fazendo assim com que seu coração se alegrasse. Parecia que àquelas pessoas, ainda que na sua maneira tímida, estão revestidas por um sentimento interessante, um tanto quanto sensibilizadas a lembrar daquele a quem chamam de o Criador.

E NENHUMA DAS PESSOAS ERAM TIDAS COMO RELIGIOSAS, CAROLAS, ASSÍDUOS FREQUENTADORES DE TEMPLOS, CENTROS E AFINS...


Para seu deleite pessoal, Principezinho goza de uma refeição deliciosíssima na casa de seu pai (um portuga, que não se chama Manoel ou Joaquim, descendente direto de colonizadores da Ilha de Vera Cruz). Junto a eles um jovem amigo lhes fazia companhia, uma contradição em si mesmo, pois se trata de um homem de rosto limpo e comportamento polido.
Eles fazem uma oração de agradecimento antes, trazendo a memória o fato que era celebrado no dia de feriado.


“E VIU QUE ISSO ERA BOM” (parafraseando)



Mas como um dia ensolarado, é propenso a sofrer inversões térmicas, nosso personagem nem imaginava que seu dia terminaria em um verdadeiro inferno astral, e nos lugares mais inesperados.
Chega à noite, Principezinho decide ir a um lugar aonde celebram o chamado “culto a Deus”, em sua terra, chamam esse local de Eclésia. Cheio de esperança, o pequeno nobre entende ter ido ao luar certo, que haveria ali um sentimento igualitário, uma consciência una, que poderia dizer: “Viu, Ele vive, isso basta”.
Mesmo que entendedor do assunto em voga, até mesmo não tendo a necessidade pessoal de ouvir acerca, Principezinho despiu-se de seu manto de conhecimento, abrindo assim sua alma e coração para ouvir a conhecida mensagem de esperança.
Inicia-se a festividade religiosa com músicas dedicadas ao Divino, como se fosse uma espécie de invocação ou mesmo convite para que o mesmo viesse a estar presente no local de culto.

AHN? AONDE ele ESTAVA ANTES?



Logo, uma interrupção...
E uma outra espécie de invocação acontece. Principezinho presta atenção em tudo, claro que com um misto de sono(ninguém é de ferro, nem sendo de mentira) e espanto.
A tal invocação é direcionada as fortunas, sim, pelo que entendeu, a meta seria que aquelas pessoas se despojassem de suas riquezas, bem como as entregassem naquele lugar sagrado, pois assim estariam fazendo e suprindo a sua Divindade.
Principezinho ouviu tudo atentamente, chegou mesmo a ter aquelas “coceirinhas no córtex”, tipo de quando telepatas (vide Marvel Comics, X-Men) estão tentando invadir sua mente.

UMA PAUSA NOS ACONTECIMENTOS



Acontece uma breve e de qualidade duvidosa, apresentação artística, com danças típicas e músicas antigas.
Em seguida uma mensagem relâmpago, lembrando do fato....

IH! DEU BRANCO,
O QUE ERA PARA SE CELEBRAR MESMO?

Nosso personagem não soube responder a questão, mas me contou que após a tal mensagem, mais e mais apelos direcionados ao assunto de entrega e desapego das riquezas foram feitos. Para se construir uma tal casa dedicada ao Ser Divino, bem como abrigo tal Povo escolhido por Ele.
Casa essa, que no entendimento do jovem príncipe, não proporciona muita utilidade para seus freqüentadores, uma vez que apenas certas pessoas podem desfrutar de todas as suas dependências e mordomias.
Mas insistem em dizer que ali é praticamente a casa delas.

MENINO DOS INFERNOS!!! TIRA O PÉ DESSA CADEIRA
PAPAI DO CÉU VAI FICAR BRAVO.
Não bastando tudo o que viu e ouviu, algumas pessoas aparentemente bem intencionadas, queriam agradar o Xamã de sua tribo, pois se aproximava o equinócio da natividade (ou algo assim).
Decidido a adentrar sorrateiramente, no local aonde estavam conversando essas pessoas, viu que elas decidiram por si mesmas e baseadas na vontade própria, utilizar dos recurso da tribo denominada Eclésia...

NESSA TERRA, QUANDO E SE VOCÊ FOR ATÉ A ECLÉSIA E MENCIONAR SEU NOME, DE UM TAPA NA SUA COXA DIREITA, POIS ELES ENTENDEM SER UM SINAL DE RESPEITO AO LOCAL.
NÃO DIGAM QUE DEIXEI DE AVISAR...



...para presentear o Xamã, mesmo sem consultar ao resto da tribo, que no entendimento que me fora confiado, parece ser um povo humilde, desprovido de muitas riquezas naturais, mas regado a uns tais “carnês e crediários”, que bradam aos ventos uma palavra chamada “prosperidade, prosperidade”.
E não era uma presente de custo razoável... depois disso, nosso jovem foi descoberto por alguns fiéis daquela tribo e tomou um chá denominado: “sossega leão”, que deixava marcas roxas ao redor dos olhos.
Cansado e com dores, Principezinho acabou por resolver escrever a este blog, mesmo ciente que eu não garantiria a divulgação de seu caso, muito menos teria resposta a uma pergunta que ele acabou por me fazer:
“Prezado, pobre e inútil na maioria das vezes em que lhe consulto. Me responda uma coisa, tudo isso que passei nessa data que era para ser festiva e dotada de cerimoniais simbólicos, tem mesmo haver com o tal Patrono desta Fé?
Respondendo sim, aonde está Ele? Porque não faz nada, já que o Seu Nome é colocado sempre nas rodas, seja para pedir ou obrigar os outros a dar.
Ele não se ofende com isso? Acaso passou procuração para esses e os demais atos cometidos em Seu Nome?
De quem falávamos mesmo?” Principezinho (direto de uma enfermaria em Londres, usando wireless roubada do hospital).

Resposta da redação:
“Caríssimo leitor, nosso criador (que não é divino), está em uma viagem a negócios no Olimpo (Grécia), disse que retornaria em breve, mas como sua consulta foi urgente, ele mandou a seguinte nota:
Amigo Prince (posso chamá-lo assim?), na primeira questão, eu responderia que NÃO SEI; na segunda diria que Ele está em uma praia ou no sertão com uma dupla brasileira chamada Victor e Léo; A terceira eu diria para que você ficasse atento aos Diários Oficiais de todo o mundo e a quarta, te digo que não sei de quem você falava, tenho uma vaga lembrança, pois parece que Ele se perdeu da história, sobrevivendo assim no íntimo dos espíritos das gentes...”
Sem mais.
R.

Nenhum comentário: